- Ao longo do tempo, a alimentação humano foi sofrendo várias alterações e mudanças a que se chamam revoluções alimentares. Estas revoluções são originadas por alterações das condições de vida dos seres vivos, causas ambientais, económicas e raciais.
- Antigamente, a alimentação era muito dependente de descobertas da altura e dos efeitos climáticos. O homem primitivo era controlado pelo seu instinto que levou-o a procurar os melhores alimentos pois não sabiam nada sobre alimentação correcta (tinham uma alimentação equilibrada). Com o passar do tempo, o homem foi descobrindo a agricultura e a domesticação dos animais e passaram a produzir o seu próprio alimento, passando a perder os instintos alimentar e a comer o que ficava mais perto e barato. Como os homens comiam o que produziam, os que só produziam carne só comiam carne e os que produziam peixe só comiam peixe. Assim a alimentação passou de equilibrada para desequilibrada (1º Revolução Alimentar).
- Mais tarde, os homens começaram a trocar os seus produtos uns com os outros, e alimentação passou a ser equilibrada de novo (2º Revolução Alimentar)
- Na actualidade, com o aparecimento da moeda, os homens não sabem comer ou nao podem comprar os alimentos de que precisam. Por isto, actualmente a nossa alimentação é desequilibrada (3º Revolução Alimentar).
Resumidamente:
Sem comentários:
Enviar um comentário