terça-feira, 30 de novembro de 2010

Aparecimento da vida na Terra

No início da formação da Terra e dos outros planetas o material que os constituía estariam num estado "fundido". A solidificação do material derretido aconteceu enquanto a Terra começou a arrefecer.


Nos primeiros 800 milhões de  anos , a superficie da Terra mudou de fundido a sólido e começou a formar-se uma crosta. As rochas mais antigas têm 3,8 biliões de anos mas a Terra  tem cerca de 4,6 biliões de anos.


A Terra estava em fase de de arrefecimento. Havia fenómenos de vulcanismo frequentes e também o bombardearmento de meteoritos. Com o arrefecimento, parte da água trazida à superfície pelas erupções vulcânicas condensou-se, choveu durante muitos anos e formaram-se as primeiras poças que estavam ricas em elementos químicos que deram origem às primeiras proteínas e agruparam-se formando os coacervados. 




Com as descargas eléctricas das tempestades, os coacervados deram origem aos primeiros seres-vivos que eram parecido às actuais cianobactérias. Estas faziam a fotossíntese e libertavam oxigénio para a atmosfera. E assim a atmosfera tornou-se enriquecida em oxigénio.



Sem comentários:

Enviar um comentário