Nestas paisagens encontramos rochas carbonatadas. O calcário ( rocha sedimentar quimiogénia ) forma-se por precipitação do carbonato de cálcio. Apresenta diacláses, uma rede de fracturas, a sua origem tanto pode estar relacionada com processos de origem como tectónicos. A circulação de água pelas diacláses leva ao seu progressivo alargamento, dando origem a formas de relevo características das paisagens calcárias. Os calcários são constituidas fundamentalmente por um mineral - calcite. Este mineral é facilmente atacado por ácidos, dissolvendo-se nos calcários, quando em contacto com a aguas acidas que neles circulam pelas diacláses. A circulação das águas leva à dissolução do calcário.
Com este processo, as fendas das diacláses alargam e ligam-se
umas às outras levando à formação de grandes galerias subterrâneas onde à uma intensa circulação de água. As grutas correspondem a zonas alargadas desses rios
Elementos do Modelado cársico :
Estalactite : é uma formação que cresce no tecto da galeria para baixo.As gotas dissolvem o carbonato de cálcio e transportam-no. Assim que a gota de água encontra um obstáculo, por acção da força da gravidade, cai e larga o carbonato de cálcio, formando a estalactite.
Estalagmite : é uma formação que cresce na base da galeria para cima. As gotas caídas do tecto da gruta, trazem algum carbonato de cálcio depositando-o na base da galeria subterrânea.
Coluna : resulta do juntamento de uma estalagmite com uma estalactite.
Algar : são poços naturais que podem ser muito profundos, através dos quais a águas de escorrência superficial descem para as camadas mais profundas, enchendo os rios subterrâneos.
Galeria : Correspondem à base da camada superior e ao topo da camada inferior da gruta. Resulta da dissolução da base da camada calcária.
Poço : Resulta da dissolução da diacláse da camada calcária, e se tiver em comunicação com a superfície forma-se um algar.
Marmita de gigante : é uma depressão, formada normalmente nos rios, resultante ao escavamento pelas correntes de água, alargando-o.
Dolina : é uma depressão circular formada pela erosão (dissolução do calcário).
Uvala : Junção de 2 dolinas
Rio subterrâneo : resulta da acumulação da água que se infiltra na gruta. Este rio origina uma nascente, que é por onde a água aparece à superfície.
Polge : Pode ser causada por erosão do calcário, abatimento ou falhas. Ela enche e esvazia devido à àgua da chuva e rios subterrâneos. é uma grande depressão com uma forma aproximandamente à de uma banheira, e nas épocas de chuva a polge fica inundada e nos tempos sepos fica vazio.
A terra rossa é argila vermelha que resulta da erosão do calcário.
O campo de lápias são formas rendilhadas em que as rochas calcárias apresentam formas muito diversas resultantes da sua dissolução diferenciada.