- Tudo começou com os homens primitivos. Foram os primeiros "cientistas", começaram a usar a ciência para utensílios, para construirem monumentos... Pensa-sa que começaram a desenvolver teorias sobre os astros.
- A primeira teoria começou no séc. II-III a.C. sobre os cosmos. Foi Aristóteles, um homem muito inteligente dizia que a Terra estava no centro o universo-Teoria Geocêntrica- todos os astros giravam sobre ela suspensos por 55 bolas de cristal. Esta teoria foi mundialmente aceite.
- Aristarco viu e reviu tudo o que Aristóteles disse e fez. Criou a teoria heliocêntrica que diz que a Terra gira em torno o Sol (este no centro do universo) e não ao contrário. Esta teoria ia contra as ideias religiosas, logo não foi aceite.
- Ptolomeu- II-III a.C.- acrescentou algumas coisas à teoria de Aristóteles, que os planetas descreviam outra órbita. Isto Foi aceite.
- Homem grego-Eratóstenes , descobriu o perímetro da Terra e muitas outras coisas.
- Basiado em cálculos matemáticos, Nicolau Copérnico (frade) veio afirmar o que Aristarco tinha dito sobre a teoria heliocêntrica. (1473-1543)
- Galileu Galilei, séc. XVI, revê o que disse Copérnico, e cria a luneta astronómica. Através da luneta, Galileu observou as fases de Vénus e conclui que a teoria heliocêntrica estava certa mas foi obrigado a negar. (1564-1642)
- Johannes Keppler disse que as órbitas dos planetas eram elípticas e não circulares.
- No séc. XVII E XVIII, Isaac Newton descobriu a gravidade que não deixava os astros caírem no espaço.
- Einstein deu a definição de Universo finito e em expannsão. Descobriu a relatividade que serviu para aperfeiçoar as teorias.
- Na actualidade são os telescópios espaciais que nos dão informações sobre o espaço.
Imagens 1º - Aristóteles > http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_aristoteles.html
2º Eratóstenes > http://web.educastur.princast.es/proyectos/grupotecne/asp1/investigacion/vermensajebb.asp?idmensaje=880
3º Galileu Galilei > http://ciencias3c.cvg.com.pt/historiadaastro.htm
4º Albert Einstein > http://labmatribeirao.blogspot.com/2008/10/matemtico-do-ms-de-outubro-albert.html